Equipe

Organizadora

Ana Paula Solino Bastos

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA (2011), mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, BA (2013), doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e pós doutorado em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências da UESC. É professora efetiva da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus do Sertão, atuando na área de Didática e Práticas de Ensino. Atua no Programa de Pós Graduação em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP), Campus de Arapiraca-AL. É coordenadora do Grupo de Estudos/Pesquisa sobre Abordagem Freireana em Ambientes Escolares (GEAFAE/UFAL) com interesse em pesquisas na área de Educação e Ensino de Ciências, com foco na reconstrução de currículos escolares com viés crítico, democrático e significativo baseados em Paulo Freire e estudos que envolvam práticas investigativas de ensino de ciências com crianças, tendo como pressupostos a perspectiva histórico-cultural.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3715942503605367

E-mail: ana.solino@delmiro.ufal.br

Ayrton Matheus da Silva Nascimento

Graduação em História pela UFAL, Campus do Sertão. Mestrando pelo PROHIS/UFS. Desenvolvendo pesquisas na área de História do Brasil República, Ensino de História, Historiografia Indígena, Historia do Tempo Presente e Análise de Discurso. É membro dos respectivos grupos de Estudo e Pesquisa: 1. Grupo de Estudos e Pesquisa em História, Sociedade e Cultura (GEPHISC/UFAL/CNPQ). 2. Discurso, Sentido e Sociedade (DISENSO/UFAL/CNPQ); etc.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7483940669220297

E-mail para contato: ayrtonmatheus2015@hotmail.com

Bruna de Lima Ismael

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão; Coordenadora Geral do Centro Acadêmico de Pedagogia Nísia Floresta - Universidade Federal de Alagoas/Campus do Sertão.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3080542448564517

E-mail: bruna.ismael@delmiro.ufal.br

Débora Raquel Hettwer Massmann

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutora em Semântica pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora da Graduação em Letras da UFAL – Campus Sertão.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1326731305679142

E-mail: massmann.debora@gmail.br


Flávia Jorge de Lima

Possui graduação em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Regional do Cariri (2003), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE (2015) e pós-doutorado na área de micromorfologia de solos aplicada a depósito de encosta, financiado pelo projeto nº144/2012 - CAPES e realizado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná/ campus F. Beltrão, sob a supervisão do Professor Doutor Julio Cesar Paisani (2015). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão/Delmiro Gouveia, atuando no curso Licenciatura em Geografia, e coordenadora do grupo de pesquisa "Geomorfologia e evolução da paisagem em ambiente tropical (GEPAT)". Tem experiência na área de Geografia física, atuando nos seguintes temas: Geomorfologia do Quaternário e reconstrução paleoambiental, Mapeamento geomorfológico, Micromorfologia de sedimentos colúvio-aluviais e Análise da paisagem em áreas semiáridas e subúmidas.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6167340074022734

E-mail: flavia.lima@delmiro.ufal.br

Josicleide de Amorim Pereira Moreira

Doutora pelo Programa de Pós-graduação de Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Possui mestrado em Gestão nas Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. É especialista em Contabilidade e Controladoria pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPE. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB e em Administração pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto. Atualmente é professora no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Unidade Santana do Ipanema. Faz parte da comissão organizadora e da comissão científica da 3ª Jornada Acadêmica.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0236097730602652

E-mail: josicleide.moreira@santana.ufal.br

Laila Leandro Vieira da Silva

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2010) e Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2019). Atualmente é Arquivista na Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia. Pesquisa na linha de informação, memória e sociedade.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2497238715430188

E-mail: laila.silva@delmiro.ufal.br

Luana Tassia Souza dos Santos

Professora Assistente da Universidade Federal de Alagoas no Curso de Engenharia de Produção , Campus Sertão. Mestra em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alagoas (2015), Engenheira de Produção formada pelo Centro Universitário Cesmac (2011), Técnica em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Satuba (2005).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1174212378624806

E-mail:

Maria Patrícia Cabral da Silva

Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2004). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2001). Atualmente estar como Professora Assistente (DE) da Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2013/ ). Atuou como Coordenadora do Tronco Inicial do Campus do sertão/ UFAL, do período de 06 de agosto de 2014 até 15 de março de 2016. Lecionou na FAESC (Faculdades da Escada), e FAJOLCA (Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas). Como docente ministrou e ministra as disciplinas de Sociedade, Natureza, e Desenvolvimento: da Realidade Local a Realidade Global, Metodologia Científica, Fundamentos das Ciências Sociais, Seminário Integrador I, Sociologia, Fundamentos Sócio-Filosófico da Educação, Fundamentos Sócio-Antropológico da Educação, Análise e Produção de Texto, Educação no Campo.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9370864281212717

E-mail: patriciacabralsilva@yahoo.com.br

Marcel Silva Garrido

Especialista em Educação Musical (2020) e Licenciado em Música (2019) pelo Centro Universitário Claretiano, Batatais-SP. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus do Sertão. Técnico Químico Industrial (2008) pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Coordenador Artístico (2016) do Núcleo de Expressão Artística (NEART-UFAL). Coordenador Artístico (2019) do projeto Coral Pedagógico: Educação Musical, e Regente dos corais Encantus, Acauã e Delmiro Gouveia. Membro do Grupo de Pesquisa Música e Educação do Sertão. Regente do Coro Universitário do Campus do Sertão UFAL. Servidor público Técnico de Laboratório (2014) da Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9584101466378471

E-mail: marcel.garrido@delmiro.ufal.br

Marcos Igor

Graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ) (2006), Administração e Direito pelo Instituto Educação Superior da Paraíba (IESP); Especialista em Controladoria e Auditoria, pelo Centro Universitário de João Pessoa (2007); Mestre pelo Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN; Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da UFPB; Docente efetivo na Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Currículo Lattes:

E-mail: marcosigor2508@gmail.com

Thiago Trindade Matias

Professor Adjunto do Curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas (UFAL - Campus do Sertão). Possui graduação em Letras pela Universidade de Pernambuco (UPE), em 2004. Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade Franssinetti do Recife (FAFIRE), em 2006. Mestrado (2009) e doutorado (2015) em Linguística pelo PROLING (Programa de Pós-graduação em Linguística) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorado Sanduíche pela Universidad de Alcalá - Espanha (2013). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase nas seguintes áreas: Linguística Histórica, História social da cultura escrita e Linguística Aplicada ao Ensino de língua portuguesa. Atualmente coordena o Projeto para a História do Português Brasileiro (PHPB) - Equipe regional Alagoas. Atual Diretor acadêmico do Campus do Sertão, da Universidade Federal de Alagoas.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5647526611833368

E-mail: thiago.matias@delmiro.ufal.br