O evento

2021 - III Jornada Acadêmica do Campus do Sertão

A 3ª edição da JORNADA ACADÊMICA DO CAMPUS DO SERTÃO (III JACS), principal evento científico de caráter interdisciplinar e integrativo dos cursos desta unidade acadêmica, será realizada de 01 a 03 de dezembro de 2021, através das plataformas virtuais atendendo as medidas de prevenção contra o novo Coronavírus. A UFAL – Campus do Sertão é uma instituição pública de ensino superior criada em 15 de março de 2010, fruto do programa REUNI.

O objetivo do evento é reunir pesquisadores(as), docentes da educação básica e estudantes de graduação e pós graduação com a finalidade de divulgar e discutir resultados de atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas no âmbito das instituições. Para além disso, fortalecer o papel do Campus do Sertão enquanto instituição formativa e geradora de conhecimento, bem como fomentar parcerias com outros centros de pesquisa, ensino e extensão da região nordeste, quiçá do Brasil.

O tema da 3ª edição - Campus do Sertão em diversidade: ciência, saberes, arte e vida – foi definido considerando dois elementos fundamentais: o Campus do Sertão e a luta pela vida. O primeiro, por ser o elemento homenageado desta edição, bem como pelo papel na educação e desenvolvimento social do interior do nordeste; o segundo, pelos desafios no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus impostos à sociedade, à ciência e à educação.

Edições anteriores

A 1ª Jornada Acadêmica do Campus do Sertão (1ª JACS): A primeira edição ocorreu na cidade de Delmiro Gouveia-AL, no período de 25 a 27 de janeiro de 2012, com o tema central “Os Sertões de Alagoas: identidade, saberes e produção científica”, coordenado pela Profa. Lilian Figueiredo do Curso de Licenciatura em Pedagogia. O evento foi pensado como oportunidade de diálogo entre os diversos saberes comuns aos cursos do Campus do Sertão, tentando articular teoria e prática, universidade e sociedade, transformações globais e locais. Nesse sentido, montou-se uma programação composta por conferências, mesas-redondas e palestras com a colaboração de docentes e especialistas da UFAL e de outras instituições, bem como atividades ligadas à oferta de oficinas temáticas e minicursos, além de espaços de diálogos voltados para a apresentação e troca de experiências entre pesquisadores, estudantes e docentes.

A 2ª Jornada Acadêmica do Campus do Sertão (2ª JACS): A segunda edição ocorreu na cidade de Delmiro Gouveia-AL, no período de 21 a 23 de maio de 2019, com o tema central “10 anos do Campus do Sertão: Ensino, pesquisa e extensão em espaços de Transformação’, coordenado pela Profa. Flavia Jorge, coordenadora de Extensão do Campus. O evento foi pensado como oportunidade de diálogo entre os diversos saberes comuns aos cursos do Campus do Sertão, tentando articular teoria e prática, universidade e sociedade. Nesse sentido, montou-se uma programação composta por conferências, mesas-redondas e palestras com a colaboração de docentes e especialistas da UFAL e de outras instituições, bem como atividades ligadas à oferta de oficinas temáticas e minicursos, além de espaços de diálogos voltados para a apresentação e troca de experiências entre pesquisadores, estudantes, docentes e técnicos. O evento atingiu um público recorde de 1049 participantes, com 77 apresentações de trabalhos, integrando os cursos do Campus do Sertão, a comunidade acadêmica e externa.