Trabalhos

Submissão de Trabalhos

Olá! Seja bem-vindo/a/e à área de submissão de trabalhos. Leia atentamente as orientações abaixo para a submissão.

Antes de submeter o resumo, certifique-se de ter efetuado sua inscrição no SIGAA e que o trabalho está dentro das normas do evento. Caso não tenha efetuado a inscrição, clique aqui antes da submissão.

Instruções para submissão de trabalhos

As instruções e orientações a seguir devem ser rigorosamente observadas quanto à elaboração de resumos de trabalhos para submissão e apresentação na III Jornada Acadêmica do Campus do Sertão. A temática da III Jornada Acadêmica é "Campus do Sertão em diversidade: ciência, saberes, arte e vida". No entanto, serão aceitos trabalhos de variadas temáticas e de qualquer área do conhecimento desde que se enquadrem nos eixos temáticos e que abordem e/ou contemplem a temática do evento. Os trabalhos a serem apresentados deverão ser submetidos à Comissão Científica do evento na forma de Resumo Expandido, devendo ser elaborado conforme modelo disponível para download no site do evento. Clique aqui.

Poderão ser submetidos para apresentação trabalhos na forma de Resumo Expandido, produção que atenda as seguintes modalidades:

  1. Pesquisa Científica, desenvolvida por pesquisadores de quaisquer níveis. Trabalhos desenvolvidos no âmbito dos programas de iniciação científica e de iniciação à docência, trabalhos de conclusão de curso, trabalhos desenvolvidos no âmbito de cursos de pós-graduação, dentre outros trabalhos investigativos;

  2. Estudo de caso, referente ao relato de casos ou experiências que explorem/descrevam/discutam um método ou problema;

  3. Experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem;

  4. Experiências e relatos de casos que tenham o Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas enquanto protagonista.

Normas de Submissão

NORMAS DE SUBMISSÃO


O Resumo Expandido (ou estendido) é um documento que traz a síntese de uma pesquisa concluída ou em andamento. Nele devem ser ressaltados: tema, justificativa, objetivo, método, resultados e conclusões do estudo.


1. Formatação do resumo expandido


Tal como disponibilizado no modelo do Resumo Expandido Template, o texto deve apresentar:

a) Tamanho máximo de cinco (05) páginas, sendo formatados já com figuras, tabelas, quadros e gráficos no corpo do texto;

b) O tamanho do arquivo não pode ultrapassar 2MB (dois megabytes);

c) O título deve ter tamanho 12, negrito, maiúsculo e centralizado. Após o espaço de uma linha, acrescentar os nomes dos autores, margeado a direita, em negrito e em fonte 10. Na linha de baixo, deverá haver em linhas separadas a instituição, endereço e e-mail em fonte 10.

d) Os itens do artigo (Ex: 1. Introdução) deverão estar em fonte Arial 12 e em negrito, com espaçamento de 1 cm antes e depois.

e) Para o restante do texto, utilizar a fonte Arial, tamanho 11 com as quatro margens (esquerda, direita, superior e inferior) em 2,0 cm, margem justificada, espaçamento 1,5 linhas, formato A4, com um recuo especial de 1,25 cm em cada parágrafo (conforme este modelo).

f) O texto deve ser digitado em editor de texto Microsoft Word 2003 ou superior sem numeração de página. Recomenda-se não utilizar o recurso “inserir quebra de páginas” nos textos.

g) A estrutura do texto deve ser dividida em partes numeradas (exceto Agradecimentos, e Referências), a começar pela Introdução (1. Introdução), que deve estar em fonte Arial 12 e negrito.

h) Para cada nova seção deve ser dado um espaço de uma linha, espaçamento 1 cm, do texto antes do título da seção.

i) Os subitens, quando houver, devem estar formatados em fonte Arial 12, sem negrito e sem recuo. A numeração deve ser sequencial arábica (2.1, 2.2...).

j) As citações devem seguir o padrão atual da ABNT.

k) As ilustrações (figuras, gráficos, mapas, tabelas, esquemas, quadros, fórmulas, modelos e outros) devem estar no corpo do texto, e seguir as orientações gerais disponibilizadas no template.

l) Para as Referências, utilizar a fonte Arial, tamanho 10, espaçamento simples, sem recuo especial, conforme template.


2. Estrutura textual do resumo expandido


Seguem orientações quanto à estrutura textual para a elaboração do resumo expandido.


2.1 Parte pré-textual


a) Título que expresse a delimitação do estudo.

b) Autoria, identificação do nome com as respectivas credenciais.

c) Resumo, seguido de palavras-chave, quando for solicitado.


2.2 Parte textual


a) A introdução do texto deve apresentar o tema e sua contextualização nas realidades empírica e teórica, deixando claros o problema da pesquisa, os objetivos propostos e os argumentos da justificativa para esse investimento intelectual. Caso haja hipótese, esta deve ser informada também.

b) O desenvolvimento deve conter uma breve revisão de literatura, em que se apresentam as principais concepções teóricas que sustentam o estudo, bem como a base da metodologia científica utilizada, de modo conciso e claro. Ainda no desenvolvimento, apresentam-se os resultados e as discussões dos dados obtidos até o momento, podendo conter tabelas ou figuras com as devidas interpretações em contraponto com a base teórica construída e outros trabalhos relevantes na área. Pode haver divisão, no corpo do desenvolvimento, por seções. O/a(s) autor/a(s) pode dividir o desenvolvimento em base teórica, metodologia e discussão dos dados.

c) A conclusão do resumo deve apresentar os resultados parciais ou finais da pesquisa, com base na delimitação e nos objetivos propostos. Se houver hipótese e trabalho, esse é o espaço oportuno para avaliá-la.


2.3 Parte pós-textual


Relacionam-se as referências utilizadas no estudo, sendo listados apenas os trabalhos mencionados no texto.


Orientações baseadas na obra:

BRASILEIRO, Ada Magaly Matias. Como produzir textos acadêmicos e científicos. São Paulo: Contexto, 2021.

Eixos Temáticos

1 - JACS01MC - Técnicas construtivas e meios de controle: Física aplicada; matemática aplicada; Meio ambiente; sustentabilidade; energia; projetos; produto; segurança do trabalho; gerenciamento de resíduos; engenharia de métodos; ergonomia; qualidade; tecnologia; mecânica; hidráulica; motores e custos.


2 - JACS02PT - Estudo das paisagens, geotecnologias, território e territorialidades: Dinâmica das paisagens; Estudos e aplicações da Cartografia e geotecnologia na compreensão do espaço geográfico; Relações sociais no espaço geográfico (campo-cidade); Trabalho e mobilidade; Questões de gênero; Teoria, método e ensino de Geografia; Dinâmicas e conflitos territoriais; Movimentos sociais e lutas por terra-território.


3 - JACS03HM - História: Dimensões, domínios e abordagens; teoria da História e História da Historiografia; História do Brasil; História mundial; História, memória e sociedade; História social; História e Patrimônio Cultural; História, fronteiras e territorialidades; História, gênero e diversidade; História e relações étnico-raciais.


4 - JACS04LL - Estudos Linguísticos e Literários: Estudos em Fonética e Fonologia; Morfologia; Sintaxe; Sociolinguística; Psicolinguística; Filologia e História da Língua Portuguesa; Semântica e Pragmática, Linguística Textual; Linguística da Enunciação; Linguística Aplicada; Estudos do discurso; Crítica literária; Literatura Comparada; Literatura portuguesa; Literatura brasileira; Literatura alagoana; Literatura infanto-juvenil; Gênero e Literatura.


5 - JACS05CU - Contabilidade para usuários externos e internos: Contabilidade Gerencial; Contabilidade e Gestão de Custos; Controladoria; Tecnologia e Sistemas de Informação; Teoria da Contabilidade; Contabilidade Societária; Contabilidade Internacional; Finanças Corporativas; Avaliação de Empresas (Valuation); Gestão de Riscos; Investimentos; Governança Corporativa; Contabilidade Aplicada ao Setor Público.


6 - JACS06EG - Economia e gestão: Microeconomia, Macroeconomia e Economia Internacional; Economia Brasileira e do Setor Público; História e Pensamento Econômico; Empreendedorismo e Inovações Tecnológicas; Economia Política; Economia Agrícola, Regional e Urbana; Metodologia em Economia; Direito Econômico; Temas interdisciplinares e outros relativos às Ciências Econômicas.


7 - JACS07EP - Educação, políticas e práticas de ensino: Políticas educacionais; Formação inicial e continuada de professores; Educação étnico-racial; Diversidade de gênero e sexualidade; Educação e meio ambiente; Direitos humanos, Educação e novas tecnologias; Práticas de ensino nas diferentes áreas de conhecimentos e etapas e modalidades da educação básica; currículo; Processos de ensino e aprendizagem; Estágios supervisionados.


8 - JACS08AD - Cultura, arte e diversidade: Cultura, arte e representação social; Arte, cultura e tecnologia; Políticas culturais; Arte e diversidade cultural; Arte e cultura estética; Arte e cultura entre o erudito e o popular; Tradição, diversidade e contemporaneidade artístico-cultural: literatura, dramaturgia, dança, encenação, artes visuais, performance, moda e intervenção urbana; Arte e cultura sertanejas; Arte e cultura indígena; Manifestações artístico-culturais da diversidade étnico-racial


9 - JACS09SM - Ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente: Epistemologia e metodologia; Produção do conhecimento e métodos científicos; Ciência, tecnologia e inovação; Difusão do conhecimento e o uso de mídias digitais; Tecnologias da Informação e da Comunicação; Letramento digital; Pensamento Computacional; Natureza e Sociedade; Direitos Humanos e Políticas Públicas; Trabalho e produção social; Educação Ambiental; Produção e Consumo consciente; Tecnologia e sustentabilidade; Diversidade natural e social; Preservação ambiental.

Cronograma

Prazo -13/09 – 04/11

Divulgação do aceite – 19/11